domingo, 23 de outubro de 2011

Melhore suas fotos - Composição Fotográfica

Olá Pessoal! Mais um artigo da série Melhore suas fotos! Hoje falaremos um pouco sobre composição fotográfica.
Muito do aprendizado na fotografia é baseado na regra dos terços que consiste em quatro pontos imaginários na foto, definidos pelos cruzamentos de duas linhas horizontais e duas verticais, que automaticamente dividem a foto em 9 quadrados. Essa regra basicamente existe com o intuito de deixar a fotografia esteticamente melhor. É muito difícil tirar uma fotografia fugindo da regra dos terços, você pode estar fazendo isso mesmo que involuntariamente, a composição  serve pra ajudar você a conseguir uma foto melhor, mas a regra do terços não é tecnicamente, a única regra a ser seguida em termos de composição, existem outras opções que podem ser seguidas, como uma composição horizontal, vertical, diagonal ou circular, saber dessas regras, aprender a usá-las e a hora de certa de desrespeita-las é o segredo para boas fotografias.
© Alex Teixeira - Mongaguá 2011
A composição acima mostra uma foto com o segundo plano na linha
horizontal baixa, com as pessoas na primeira coluna direta.
As regras de composição quando bem aplicadas podem render fotografias fantásticas, procure aprende-las fotografando qualquer coisa que tenha a mão, desde objetos e insetos a fotografias de rua com seus prédios e a multidão de pessoas.

© A5 Agência de fotografias - Mongaguá 2011
A composição acima mostra uma foto com os olhos da modelo na linha
horizontal alta, tendo seu rosto concentrado nas duas primeiras colunas,
mais ao fundo na coluna direita acima, uma mesa com vaso em segundo plano.
Muitos fotógrafos, fazem uso constante dessas regras, talvez porque uma vez aprendida não acredito que haja como fugir delas, é como andar de bicicleta, pode levar um tempo no inicio mas depois vira automático na hora de tirar a foto.
© Alex Teixeira - Atibaia 2011
A composição acima mostra uma foto com o primeiro plano na linha
horizontal baixa, com as bicicletas tomando a parte inteira da foto
na linha de baixo, e uma árvore bem ao centro.
Fotografe bastante em casa, qualquer coisa, copos, pratos, talheres, e tente montar composições interessantes, force sua criatividade com coisas que aparentemente não tem nada de especial, pois ao tirar uma boa composição de onde não se vê nada, será fácil conseguir fotos fantásticas em lugares com mais assunto ou mais bonitos. Abaixo veja duas maravilhosas composições de um verdadeiro mestre da fotografia, Henry Cartier-Bresson, conhecido por ser um dos melhores no assunto. Inspire-se!
Henri Cartier-Bresson
Composição Diagonal
Henri Cartier-Bresson 
Composição Circular

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!

0 comentários:

Postar um comentário